Amizade Superficial

a_vida_e_fragil

Ando ouvindo cada vez mais pessoas reclamarem do nível de superficialidade das amizades, o grau de relevância que cada um possui na vida do outro tem se tornado muito baixo. Sinceramente, você nos últimos tempos não se pegou pensando nisso!?

Eu sim e muito. Gosto de observar o comportamento das pessoas e reparo que quando você chega para contar uma notícia ruim seja sobre o trabalho, problema na família, no relacionamento, uma dívida, enfim, não importa muito qual seja a situação difícil pela qual esteja passando, mas sim que não é boa, que é algo negativo, ruim. Daí você chega a um amigo e diz “Poxa estou tão chateada, tão desanimada.” e a pessoa desperta um interesse profundo sobre isso e pede para que você discorra sobre o que tanto lhe aflige. Você conta, em detalhes, e após ouvi-lo a pessoa simplesmente diz “Ah! É assim mesmo, vai passar.” e logo se afasta retornando as suas atividades dando uma desculpa esfarrapada qualquer para você.

E então, esse amigo nunca vai volta a lhe perguntar como está, se resolveu a situação e, muito menos, se oferecendo para lhe ajudar.

Agora vamos mudar o cenário, imagine-se contando uma situação bem legal, bem feliz, um emprego novo: uma viagem nova, um novo namorado, ou algo bacana que seu filho tenha feito. Se você chegar para essa mesma pessoa querendo contar sobre isso será que o nível de interesse dela será o mesmo!? Olha, acho que não!

E sabe porquê!? Porque a maioria das pessoas hoje em dia estão interessadas em estar melhor que você, melhor que a cunhada, melhor que a vizinha, melhor que a amiga, melhor que qualquer pessoa que esteja ao seu redor. As pessoas não se interessam em lhe ajudar a sair de uma situação difícil, pois, não é interessante para elas, porque elas precisam vencer a baixa autoestima que possuem se sentindo maior que você, se projetando sobre as dificuldades alheias.

Infelizmente, muitas pessoas estão tratando as amizades como se fossem um cristal, enquanto o tocamos de forma superficial ele resiste, mas, se apertarmos, ele quebra, nos corta, nos faz sangrar e por mais que seja colado os pedaços, nunca mais voltará a ser como antes.

Por isso, se você tem ao menos um amigo que realmente se importa com você, que escuta seus problemas com real interesse e lhe ajuda a superar juntos, dá apoio, não lhe deixando cair no fundo do poço. Saiba que este tipo de amigo é raro nos dias atuais. Portanto, cuide dele, respeite, escute com atenção seus conselhos, tente mudar, valorize essa amizade, pois, amizade profunda e verdadeira está em extinção a cada dia mais.

A imagem do post retrata isso, amizades verdadeiras são feitas de ferro sendo resistentes a qualquer dificuldade. Enquanto às amizades superficiais são como elos de gelos, quando esquenta a temperatura elas derretem e se desfazem

Luz!

3 comentários

  1. Luiz Shigunov

    Gostei da imagem 🙂

    Acredito que as ferramentas de hoje em dia estão influenciando nisso. O twitter, o facebook não ajudam no aprofundamento da amizade. Pelo contrário. Vc quer ver mais e mais noticiais, acontecimentos sem se aprofundar no assunto. Temos que nos esforçar para isso não acontecer 🙂 É claro que para certas pessoas nenhuma ferramenta vai ajudar!

    • Obrigada Luiz 🙂

      Exatamente a superficialidade nas relações está cada dia mais intensa. É uma pena porque muitas coisas são perdidas pelo caminho e pessoas deixam de conhecer as outras, perdendo a chance de uma boa e verdadeira amizade.

  2. Republicou isso em Acolhendo Pensamentos.

E então, gostou? Me diga aqui no comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *