Você foi ignorado. Por favor, não insista.

 

Quando o whatsapp anunciou que o símbolo acima indicaria que a mensagem foi lida pelo receptor, muitas pessoas ficaram ouriçadas, preocupadas e indignadas, pois, assumiram que isso era invasão de privacidade, que seria um tipo de ultimato onde teriam que responder imediatamente ao ver a mensagem.

Como já falei em outros textos, nessa vida tudo é uma questão de interpretação, eu não recebi como algo do tipo: “Carolina, você leu. Então, responda imediatamente!”. Achei positivo, tendo em vista que diminui a infinidade de achismos passíveis da nossa imaginação. Minha leitura é a seguinte: a mensagem que enviei foi vista pelo receptor, que responderá assim que puder.

O pulo-do-gato nessa notificação para mim mora no tempo após o check ter ficado azul, pois, um, dois, três dias acho um período razoável. Agora, passar uma, duas, quatro semanas, fechar o mês e nenhum retorno da pessoa, aí minha leitura já muda para: “Li. Te ignorei. E, por favor, não me incomode mais.”

Eu acho uma total falta de consideração destas pessoas que não respondem às mensagens nas redes sociais (e-mail, facebook, messenger, whatsapp, SMS etc).

Fico pensando, será que elas em conversa presencial ou por telefone também ficam mudas, ignorando o outro? Acho difícil. Pelo menos as pessoas que fazem isso comigo, nunca o fizeram quando estamos conversando olho-no-olho. Então, por que fazem isso nas redes sociais, não é mesmo? É feio, mal educado, deselegante e provoca um mal estar grande na outra parte, que fica interpretando como descaso a sua falta de resposta. Será que elas gostam quando lhe deixam no vácuo? Hmmm, duvido muito!

Eu queria muito compreender o que leva alguém a ser tão mal educado, se você não pode responder de prontidão é totalmente aceitável, mas, essa falta de compromisso com o outro é algo muito triste. Mesmo sabendo que os dispositivos deixam bem claro que você leu a mensagem, a pessoa não tem a mínima consideração em responder ao menos um “Não posso falar”, “Falo com você depois”, “Sim”, “Não”, “Não sei o que responder”, “Ok” – sei lá, qualquer resposta, menos deixar sem nenhum retorno.

Acredito que atitudes como estas tornam as relações virtuais tão frágeis, por trás da tela do celular, do computador, do tablet, as pessoas acabam perdendo todo o tato com o outro, liberam o seu lado mais primitivo, esquecem a educação básica, o respeito ao próximo.

Acho que precisamos nos atualizar e ensinar as nossas crianças que a educação se estende também à vida virtual. No contato com os amigos pelas redes sociais. Porque a nossa geração pelo visto está sendo engolida pela virtualização do mundo e está esquecendo da educação que aprendeu no seio de sua família.

Luz na nossa trajetória.

11 comentários

  1. Eu gostei da mudança no whatsapp e concordo com vc. Algumas vezes não respondo de imediato para pensar um pouco sobre o assunto. Principalmente no Facebook.

  2. Giovana

    Concordo com vc!!! Ando chateada com tanta falta de educação… Muito desagradável isso…

  3. Mariana

    Falou tudo!
    Que era é essa?

  4. Dinah Dantas

    As pessoas só oferecem o que têm. Quem ignora o chamado do outro, certamente é ignorado. Quem visualiza uma mensagem e não responde, está apenas tratando do jeito que é tratado. Algumas pessoas são “crianças mal educadas” e acham que o outro existe só quando ela quer, cada um tem seu lado psicopata!

    • DÉBORA

      Concordo com voce, cada um oferece o que tem.. Mais as pessoas nao tem culpa pelo erros dos outros, se voce me manda uma mensagem e eu nao respondo, é falta de educaçao minha, alguem pode ter feito isso comigo, mais eu nao tenho direito de fazer isso com quem nao merece, com quem nao tem culpa de nada, cobre apenas da pessoa que fez isso contigo, as outras nao te culpa de nada.

  5. Rai

    As pessoas so respondem o que lhe convem, essa e a verdade! Se e um assunto que nao lhe interessa, ela pouco se importa em responder, acho isso uma total falta de consideraçao, principalmente se for alguem que chama voce de “amigo”. Mas esse e o mundo atual, Sociedade de ignorantes

  6. daniel

    eu penso em parar totalmente de usar redes sociais, e até whatsapp porque uso para me informar das coisas da faculdade que postam no grupo mas percebi que a maior parte é besteira, mas o caso que descobri é eu me sinto muito ansioso em usar redes sociais, sempre buscando atenção das pessoas querendo que me respondam bate aquele desespero quando sou ignorado. Passar o dia esperando que alguém lembre de mim e me mande uma mensagem. Realmente redes sociais e até chats de bate-papo como whatsapp se tornaram bem prejudiciais pra minha pessoa. Creio que devo largar de vez de alguma forma.

    • Daniel,

      Se não está lhe fazendo bem, o melhor é se afastar mesmo.

    • Alessandra

      Poxa! Até me emocionei lendo esse comentário,passo pelo mesma situação,eu tô analizando direitinho o que é que realmente eu preciso,isso dói mais que um tapa na cara.E saber q são pessoas q eu dou um valor enorme é que machuca mesmo.Assim como eu gosto de me sentir importante, o outro tbm gosta, mas aí aquela q vc se importa tanto te ignora, isso destrói nossa vida, por isso quero largar essas coisas.

  7. ULISSES PEREIRA

    Pior é no mundo dos cursinhos que vc acha que tem colegas,hummm,ledo engano!! Uma é que a pessoa só te chama naquele momento por interesse e outro lado cruel…..pessoas que se escondem por trás de uma religião. Por causa dessas situações passei por dissabores terríveis no FB,e fui ignorado…o meu maior erro foi confiar nas pessoas.
    Cheguei pesquisar sobre o assunto e vi um relatório por Christopher Sibona que dizia o seguinte: 40 % das amizades são destruídas por motivo torpe, as mulheres não costumam reatar amizades depois de uma deletada, e 50 % das pessoas dizem que reatariam as amizades depois de uma deletada…duvido mesmo por causa do aumento da falta de educação das pessoas.
    Do jeito que as coisas estão é melhor confiar menos e ser uma espécie de investigador….

E então, gostou? Me diga aqui no comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *