Whatsapp não é telefonema.

 

Hoje em dia o whatsapp virou uma ferramenta para medir a qualidade das relações.

Envio uma mensagem (seja lá ela qual for). O outro recebe. Não responde. Pronto! Ele me ignorou porque não tem consideração e nenhum sentimento por mim.

Assim que funciona atualmente.

O que as pessoas esquecem de considerar nessa interpretação é a qualidade do conteúdo da mensagem enviada, vamos a algumas categorias:

  • Gifs sem nenhum contexto;
  • Imagens com dizeres de BOM DIA, BOA TARDE, BOA NOITE;
  • Correntes;
  • Vídeos “engraçados”;
  • Memes;
  • Piadas;
  • Críticas políticas;
  • Vídeos “motivacionais de powerpoint”;

Repararam como tem conteúdo de valor questionável?

Eu, sinceramente, não deixo baixar automaticamente nenhuma imagem e nem vídeo porque me falta paciência para conteúdo das categorias acima. Então, simplesmente, ignoro SIM a mensagem.

Não sou obrigada a baixar as categorias acima e muito menos de perder o meu tempo respondendo a tais mensagens que para mim, na maioria das vezes, não tem nenhuma graça e muito menos serve de inspiração.

As pessoas precisam entender que, quando enviam esse tipo de mensagem é porque na VISÃO DELAS é algo engraçado, divertido, motivacional e que vale a pena ser compartilhado. Essa é a parte do direito delas.

Agora, exigir que o receptor baixe o conteúdo, ache engraçado, e, ainda por cima responda aí já é invasão do direito do outro.

Humor e Gosto são peculiares a cada pessoa, não tem como impor.

Portanto, toda vez que você for encher o whatsapp das pessoas com mensagem do conteúdo acima assuma que o outro tem total liberdade e direito de não gostar e não querer perder tempo respondendo.

Agora, quanto a conteúdos sérios: uma conversa, um desabafo, um pedido de opinião, um conselho, uma mensagem de carinho, uma dúvida, um pedido de ajuda isso sim é importante, mas, ninguém garante que porque a mensagem foi recebida (e até mesmo lida) ela TEM QUE ser respondida de prontidão. Não, você não sabe se a pessoa está disponível para lhe responder na hora.

Se você tem urgência, utilize o método tradicional: LIGUE (e olha que o whatsapp agora oferece até essa opção).

Não somos detentores do tempo dos outros, nem de seu humor, nem de sua motivação e, muito menos, de suas escolhas. Aprender a respeitar as diferenças melhora as nossas relações.

Luz no envio de suas mensagens (com sabedoria e respeito) sempre.

 

2 comentários

  1. Rai

    Realmente é isso mesmo, algumas mensagens desse tipo podem ser ignoradas por serem irrelevantes, agora e ruim quando voce realmente precisa conversar com alguem que voce confia e ela faz de conta que nem recebeu a mensagem. Eu mesmo as vezes nao respondo quando e um meme ou coisa do tipo, mas quando algum amigo tem algo importante pra discutir, eu sempre tenho um tempo pra ouvir e discutir a situaçao dele/dela sobre algum problema. Agora infelizmente, existem colegas que so querem ser ajudados, mas nao se dispoem a ouvir quando o outro tem problemas, acho que ai esse sistema de mensagens deixa as pessoas descofiadas se podem ou nao confiar em alguem que diz ser seu amigo,mas no fundo, só precisa de alguém quando tem algum problema proprio.
    OBS: Sinto muito se alguem nao entender o que eu quero colocar da minha opiniao sobre o texto acima, mas realmente tinha que falar assim para desabafar sobre algo que e tao interligado na minha vida atualmente.

  2. Luiz Shigunov

    Como o whatsapp tem essa funcionalidade de notificar o recebimento da mensagem isso traz uma certa ansiedade para quem envia.

    E é assim que funciona mesmo. A pessoa recebeu mas pode não responder na hora. Pode estar ocupada. Pode não estar com disposição para responder ou com inspiração.

    Quem envia tem que saber que isso acontece e esperar.

E então, gostou? Me diga aqui no comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *