Dicas de leitura: Sem reclamar por 21 dias! Topa o desafio?

Sei que muitos devem estar rindo achando bobo o desafio e pensando “Claro que topo, eu não reclamo de quase nada.” 

Mas eis a morada do perigo no final desta frase: “… quase nada.”.

Comecei meu desafio há 5 dias e somente hoje, completei o primeiro dia sem reclamar! Em média, as pessoas levam de 6 a 8 meses até conseguir completar os 21 dias.

Acreditem não é fácil. Encontrei esse livro por meio de um blog que traz algumas resenhas e achei super interessante.

Ele foi escrito por um pastor norte-americano (mas o cunho do livro não é religioso) que ao reparar que os membros de sua igreja estavam ficando doentes da alma de tanto reclamar decidiu lançar um desafio: “Pare de reclamar por 21 dias.”

Ele mesmo demorou muito até conseguir completar seu desafio. Mas, assim como todas as pessoas que conseguiram ele obteve os benefícios dessa nova forma de encarar os problemas por toda sua vida. E vamos combinar, aprender a ter uma vida mais leve e sem reclamações é o melhor prêmio que podemos ter.

O livro indica que as pessoas passam a maior parte do seu tempo reclamando: do trânsito, do calor, do trabalho, do salário, do marido, do filhos, da amiga, da crise econômica, dos preços no mercado, do voo que atrasa e tantas outras coisas. E com isso toda a energia positiva se desfaz só sobrando uma carga negativa.

A ideia do pastor era implantar essa onda de “pensamento positivo” na sua igreja, mas logo a igreja próxima soube, se interessou e também aderiu, e a do outro bairro e por aí. Então, ele decidiu nomear esse movimento em “A Complaint Free World.” (Um mundo livre de reclamações)

O que mais gostei nesse livro é que ele me despertou para o impacto que tem em nossas vidas o simples ato de reclamar. Num dos trechos ele diz:

(…)

“Reclamar é falar de coisas que você não quer, em vez de falar daquilo que você quer.”

(…)

Por isso, a outra parte do título “Concentre-se nas coisas boas.”

Normalmente, as pessoas reclamam por se julgarem injustiçados e acharem que por meio da reclamação serão recompensados. Outra razão bem comum é a falta de coragem para mudar. As pessoas reclamam do seu peso extra, mas não mudam seus hábitos. Reclamam do seu salário, mas não procuram um novo emprego. E por aí em diante.

O desafio consiste no seguinte:

1. Escolha um objeto para representar a reclamação que fizer. No livro, eles possuem uma pulseira, onde a cada vez que você reclama deve trocá-la de braço. O intuito é fazer o cérebro ter consciência do ato da reclamação. Dessa forma, você começa a treiná-lo para evitar tais palavras usadas ou emoções.
Obs.: Você usar um anel, um relógio, uma moeda no bolso, um prendedor de cabelo, o que você quiser.

2. Toda reclamação externada (verbal ou escrita) zera a contagem e você precisará começar novamente.

3. Se alguém que conhecer estiver fazendo o desafio junto com você e por acaso reparar que ele(a) reclamou e o(a) alertar, ambos deverão iniciar a contagem (afinal de contas, você reclamou dele(a)).

4. Ao final dos 21 dias a ideia é que você tenha aprendido a ter consciência de qualquer reclamação desnecessária e passe a adotar atitudes e comportamentos mais positivos.

O mundo não é perfeito. Nós não somos perfeitos. Mas, podemos ser melhores do que somos se estivermos dispostos a evoluir e adquirir novos hábitos. Basta querer.”

Reflita. Escute as palavras que anda dizendo. E depois me diga se topou o desafio.

Boa sorte!!

Beijos de luz.

Fonte: www.acomplaintfreeworld.org

13 comentários

  1. Amiga, posso reclamar da falta de sexo pelo menos??? rs

  2. kkkk, não resisti Renata, bjs.Vou tentar ,espero que eu consiga até o final do ano, rsrsVai ser mega difícilll .beijinhos Carol.

  3. Gostei da idéia,vou aceitar o desafio. Bjs.

  4. Gostei da idéia,vou aceitar o desafio. Bjs.

  5. Muito bem meninas! Eu ainda estou tentando também. Beijos e obrigada pelo comentário.

  6. roberli maria

    estou no desafio.

  7. roberli maria

    muito bom.

  8. Giselli

    Muiito legal Carol! Farei o desafio tbm….Só não vou começar hj pq já reclamei do meu marido kkkkkkk…Mas sério….acho q isso pode ajudar mto a tomarmos consciência do quanto perdemos tempo sofrendo por coisas desnecessária. Parabéns pelo texto!

    • wilton

      Kkkkkkk eu comecei mês passado, no primeiro dia reclamei da noiva… Depois na segunda tentativa também… mas graças a Deus consegui!!! Foi melhor coisa que fiz nesse ano de 2016!!! 21 dias sem reclamar de nada!!! Apenas agradecendo ao universo!!!! Percebi que reclamar era uma droga viciante!!! É igual cigarro, repare que um ex fumante é o que mais odeia o cigarro… Vejo o mesmo com o ato de reclamar, quando vejo alguém reclamando de coisas fúteis, até saio de perto. .. façam o teste!!! Abs

      • Caroll Souza

        Uhuuuuuuu!!!!

        Parabéns Wilton!!!!

        Continue com essa bom hábito em 2017 também =)

  9. aparecida

    Eu quero tbm,esse desafio.mais preciso que alguém mim ajude.

    • Caroll Souza

      Aparecida, a sua maior incentivadora precisa ser você mesma. Foco e fé. Você consegue beijo

  10. Ola! Obrigado.Estou gostando :).

E então, gostou? Me diga aqui no comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *