Por uma vida mais feliz

Economizar é mais fácil do que gastar.

Se você duvidou do texto da imagem do texto, vem conferir no texto e tirar os seus pré-conceitos sobre esse assunto.

Economizar é uma das grandes lições que aprendi com a minha mãe desde criança. Nasci em uma família simples. Portanto, esbanjar dinheiro não era algo comum para mim. Antes de pedir qualquer coisa para minha mãe eu dizia: “Mamãe, quando você tiver dinheiro compra essa boneca para mim?”

Perceberam a sutileza? …”quando TIVER dinheiro…”

Hoje em dia a maioria das crianças olham as propagandas e falam “Mamãe eu quero isso.”, “Papai compra aquilo” e por aí vai. Os pais ensinam aos filhos que dá para comprar tudo. E não mostram a eles o valor do dinheiro, ou ainda algo mais importante: que nem sempre dá para comprar tudo.

Quando consegui meu primeiro emprego minha mãe falou: “Minha filha economize, pois, a maioria das pessoas quanto mais ganha mais gasta. Isso é errado. O correto é quanto mais ganha, mais economiza.”  – lembro até hoje dessas suas sábias palavras. E pratico fielmente isso até hoje diariamente.

Vejo homens e mulheres com extrema dificuldade em economizar. E não consigo entender de onde vem tamanha dificuldade!? Analisa comigo, para gastar você precisa ir a algum lugar (loja, bar, salão etc) para economizar você só precisa ir ao banco ou nem sair de casa se você usar a internet (dá pra economizar num clique no aplicativo do banco pelo computador ou no seu celular).

Viram? É muito mais fácil, prático e rápido economizar do que gastar.

Daí deve ter alguém lendo e pensando: “Ah tá, ela não compra nada.”. Enganou-se eu compro sim: roupas, sapatos, bolsas, maquiagem, salão de beleza, um barzinho com os amigos, viagens, presentinhos, sou uma mulher normal. Só que eu não faço disso um hábito e, muito menos, gasto antes de economizar. Ou algo ainda pior: nunca gasto além daquilo que posso. Evitar dívidas é um princípio forte pra mim.

Hoje você pode ser jovem, bem disposto, com um bom trabalho, sem preocupações com família, filho, casa, e demais responsabilidades que surgem naturalmente com o decorrer da vida. Ou talvez já tenha essas responsabilidades, mas está na ativa trabalhando e ganhando – com saúde e disposição – seu dinheiro. Mas, a juventude não é eterna e um dia você vai se aposentar. Se você tiver se planejado durante os anos trabalhados para ter uma boa aposentaria vai ser só lazer e curtição sua nova vida de aposentado.

Mas, se passar anos trabalhando e não economizando (nem previdência privada, nem poupança, nada) vai se aposentar pelo INSS e receber um pagamento que talvez não lhe permita ter o mesmo padrão de vida. Então, vai querer retornar ao mercado para aumentar a renda. Só que aí, sua saúde, disposição e valorização (no Brasil) não serão como antes.

Já pensou nisso? Não, né? Então, venho lhe dizer que se você tem mais de 25 anos já está na hora de começar a economizar!

Procure economizar no mínimo 10% do seu salário em uma poupança, em títulos do Governo, em previdência privada ou outro investimento com baixo a moderado risco. Dica: procure seu gerente do banco e trace um bom planejamento para investir dinheiro no seu futuro.

Dá para viver, economizar e gastar sem problemas. Mas, você precisa se planejar e gastar com prudência.

Boas economias.

 

3 Comentários

  • La Lá

    O problema também é que hoje em dia tudo é voltado pro consumismo… A mídia, e até os blogs… Eu tô tentando me controlar, mas depois de ver que eu tava exagerando, decidi parar… Teve um mês que não sobrou dinheiro pra passar o mês, de tanto que tava comprometido meu cartão de crédito… Só tomando uma p* pra aprender, rs… Muito bom!! Bjusss

  • Luiz Shigunov

    Eu gosto muito do Tesouro Direto (www.tesourodireto.gov.br) que vende os títulos do governo federal. As LFT são muito seguras e pelas contas que fiz ganham facil da poupança se vc user um agente que não cobra taxas. Eu recomendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *