Tire os olhos do passado.
Quanto mais tempo dedicamos ao que passou, menos chance oferecemos ao que o nosso futuro pode nos oferecer.
A lembrança daquele momento, aquele desejo não realizado, aquele amor não vivido, aquela viagem que não rolou, o objeto quebrado, a foto amarelada, o cartão desbotado, tudo isso já passou!
Então, você me pergunta: “Não tenho a chance de recuperar o meu passado?” E eu lhe digo que não, pelo menos eu não acredito que você possa recuperar o passado. Talvez você possa reinventá-lo no presente e a partir disto reprojetá-lo no futuro.
Contudo, não acho que isso se aplique a todas as coisas do passado, como à lembrança (que é imutável). Ela foi exatamente daquele jeito porque foram aquelas às circunstâncias naquele tempo. A viagem não realizada, se você tiver condições (financeira, emocional, pessoal, profissional etc) de realizá-la, planeje-se e realize seu sonho. Aquele objeto quebrado pode ser adquirido agora? Se ele ainda existir e você puder comprar, planeje-se, busque, compre.
Agora, o amor não vivido… Ah! Esse não depende só de você. Primeiro você precisa saber se caso reencontre aquela pessoa e viva esse amor será mesmo que lhe fará tão feliz quanto faria naquele tempo? E, o mais importante, será que a outra pessoa deseja, sinceramente, dar uma outra chance a vida ao seu lado? Será?
“Aquele que vive com os olhos no passado não é capaz de enxergar o Presente e posterga a chegada do Futuro.”
Abra-se para o que a vida tem a lhe oferecer.
Liberte-se daquilo que já foi porque não volta mais, pelo meno não como era antigamente.
Olhe para a frente. Siga. Enfrente. Seja feliz.
Luz!
Relacionado
Amizade, artigo raro hoje em dia.
Falsidade.
Você pode gostar

O bem sempre volta.
10 de julho de 2014
Natal na pandemia: o que você aprendeu até aqui?
24 de dezembro de 2020
4 Comentários
luizshigunov
Eu também acho muito ruim ficar preso no passado. Gastando energia com algo que não tem mais jeito. Temos que aprender a viver no presente e pensar como melhorar para o futuro. Nossos erros devem servir para alguma coisa, não? Melhor ainda é aprender com os erros e acertos dos outros 🙂
Carol Souza
Boa dica Luiz 😉
Janyr Gomes da Silva
A vida é assim mesmo.Cada minuto vivido ou perdido é passado.O melhor a fazer é procurar viver como se aquele fosse o último de um longo caminho que temos de percorrer enquanto aqui estivermos.
Carol Souza
Concordo Janyr. Devemos viver o presente e olhar para o futuro porque o que passou, não volta mais.
Obrigada 🙂