Conversas sobre as dores da alma

Até quando você vai esperar algo novo da vida, se faz sempre tudo igual?

texto82

Pois é, pergunta difícil de responder.

Para lhe ajudar a encontrar essa resposta, sugiro a prática de um exercício simples. Separe o seguinte material:

  • 4 folhas para anotação (ofício, A4, caderno etc)
  • 1 lápis e
  • 1 marca-texto.

Agora você deverá enumerar em uma das folhas todos os pontos ruins da sua vida que deseja mudar para se tornar mais feliz. (Seja bem objetivo e procure utilizar apenas uma frase para descrever cada ponto, pode ser em qualquer aspecto: pessoal, profissional, financeiro, familiar, não importa.). O objetivo é eliminar esses pontos a médio prazo um a um.

De posse dessa lista, destaque com o marca-texto os três pontos que mais lhe causam desconforto – enumere de forma decrescente:

  1. alto desconforto (aquilo que lhe incomoda profundamente),
  2. médio desconforto (um mal estar um pouco menos intenso) e,
  3. baixo desconforto (algo que o incomoda, porém, está conseguindo conviver por enquanto).

Pronto. Agora você já tem um alvo e pode começar a praticar!

Separe nas outras folhas, isoladamente, cada um desses três itens pela ordem: 3, 2 e 1.

Comece pelo item 3 descrevendo quais atitudes poderia executar para mudar essa situação (defina ao menos cinco novas atitudes para mudar esse ponto). Em seguida, estipule um prazo para adotar cada uma dessas novas atitudes (Cuidado! Não defina um prazo geral para adoção de todas de uma única vez, isso aumentaria a dificuldade para a execução do seu plano, potencializaria a pressão para a obtenção dos resultados e, o mais grave, favoreceria o risco de frustração por não atingir esse alvo, o que comprometeria todo o objetivo original definido anteriormente.)

Quando atingir cada prazo e perceber que conseguiu mudar seu comportamento adotando a nova atitude definida, celebre essa vitória! É sério, celebre! Seja com um elogio, um brinde, um mimo, você escolhe a forma de se recompensar. O importante é celebrar essa conquista, essa mudança de atitude, de comportamento, essa nova pessoa que está se tornando, rumo a felicidade! Não deixe de celebrar! Isso o ajudará a ter mais confiança, otimismo, disciplina e esperança para prosseguir com a mudança.

Entretanto, se ao chegar no prazo definido você ainda não estiver conseguido adotar completamente a atitude definida, não se culpe! Estipule uma nova data, repare se você não deu um prazo muito curto, ou se essa atitude está mais complexa do que pensava, talvez você possa dividi-la em outras menores, tornando mais exequível seu plano. Siga Em Frente! Não desista! Foque no seu objetivo maior!

Assim que tiver resolvido o primeiro ponto, o item 3, passe para o 2, depois para o 1. E quando já tiver alcançado os três pontos iniciais retorne a sua lista original e escolha mais três pontos, seguindo os mesmos critérios, executando a eliminação desses um por um, até que um dia essa lista terá sido totalmente eliminada. E outros pontos surgirão, mas, em menor escala e, certamente, você saberá lidar melhor com isso e as novas atitudes adotadas irão lhe ajudar a solucionar essas novas questões.

Só assim a vida poderá lhe beneficiar com coisas novas, se você deixar de fazer sempre a mesma coisa!

Mude! Evolua! Cresça! Seja feliz!

Luz.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *