Viagens que recomendo

Gramado – dica boa para a Páscoa.

capa

Hoje quero falar de uma cidade linda, localizada na serra gaúcha a 126Km da capital Porto Alegre, excelente pedida para essa época de Páscoa, falo de Gramado um lugar encantador!

Fomos a Gramado em 2012 uma semana antes da Páscoa, a cidade não estava tão cheia e, por isso, acho que essa é a melhor pedida para conhecê-la com tranquilidade.

Só ficamos quatro dias, portanto, tem muita coisa que não conseguimos ver – mesmo saindo do hotel às oito da manhã e retornando lá pelas seis da tarde – porque faltou tempo (e pernas..rs).

Além disso, tem os arredores Canela, Nova Petrópolis e Três Coroas, lugares igualmente maravilhosos.

Eu cultivo a minha criança interior com muito carinho, logo, ir a Gramado foi mágico para mim. A cidade fica completamente enfeitada para a páscoa, e não estou exagerando, toda mesmo, postes, praças, lixeiras, orelhão, ruas, placas, arredores, restaurantes, hotéis, serviços, tudo enfeitado, para onde você olhar vai ver ao menos um coelhinho! Se eu fiquei maluca com o lugar, imagine seus filhos!? Não vão querer voltar para a casa (e nem você).

Nessa época em abril durante o dia é bem quente, mas ao cair da tarde, depois das seis da tarde a temperatura caí bastante.

Algumas dicas para você aproveitar bem o passeio:

– Onde se hospedar:

Ficamos no Hotel Alpestre, localizado na entrada da cidade, próximo ao lago negro, em uma rua super calma.

Não fica próximo ao centro, mas, como estávamos de carro isso não foi problema, por isso não sei indicar linhas de ônibus, fico devendo essa.

O hotel é maravilhoso, atendimento cordial e eficiente, bom serviço, café da manhã estilo nordeste (fartura e variedade..rsrs), o restaurante tem uma massa divina (custo médio). Tem um jardim muito florido, cheio de árvores, você nem percebe que em frente está a rua principal de entrada da cidade, porque é tão grande o espaço que barulho não é problema.

Certamente na nossa volta a Gramado ficaremos novamente lá.

Ah! A noite tem um restaurante mais em conta no hotel que fica a 500m do Alpestre, onde íamos a pé tranquilamente porque a cidade é bem segura.

fig3nHotel Alpestre

– Onde comer:
Como ficamos poucos dias e praticamente passamos o dia fora nos arredores não guardei nenhum restaurante que me marcou em Gramado, tirando o do jantar que citei anteriormente.

– O que comprar:
Chocolates! Chocolates! Chocolates!

Eu trouxe de presente Chocolates Lugano, para mim, o melhor chocolate de Gramado! Chocolate fino artesanal, onde o sabor, a textura e a qualidade fazem jus ao preço um pouco maior em relação aos demais.

lugano2

– O que visitar:
Tem muitos pontos turísticos, então vou comentar aqui por ordem de relevância para mim, começando por aquele que mais gostei até o menos entusiasta.

O templo budista Khadro Ling fica localizado em Três Corações e o acesso de carro foi tranquilo. É um local onde você saí renovado de lá, uma sensação de paz, tranquilidade, alegria nos invade a medida que vamos conhecendo cada templo, cada oferenda, ouvindo a história do lugar contada pelo guia.

Ficamos um bom tempo lá, olhando a paisagem, admirando o silêncio delicioso que tem no local, respirando o ar puro. Além disso, tem uma loja onde produtos como mandalas, incensos, CD e outros artigos são vendidos. Eu sou uma admiradora da filosofia budista e gosto muito de trazer de viagens algo para minha casa que simbolize o lugar e a experiência que vivi. Sem dúvida, ali encontrei isso.

O lugar é um renovador de energias. Vale muito a pena visitar.

temploTemplo budista

Voltando do templo, repare nas placas até encontrar a indicação para o Parque de Lavanda. Eu nunca tinha visto lavanda de verdade. E quando soube desse parque tive que conhecer, uma bela surpresa, a flor de lavanda é muito bonita e super cheirosa.

Passamos horas ali sentados no jardim admirando a beleza que a natureza nos proporcionou.

Lá também tem uma loja onde os produtos artesanais são vendidos. É claro que precisei fazer umas comprinhas – meninas indico a máscara facial de lavanda, é divina!!! Deixa a pele sedosa, com ar de quem acabou de sair do banho e o perfume é delicioso.

fig3iParque de Lavanda

Também conhecemos Canela, outro arredor de Gramado, uma cidadezinha linda de se ver. Pequena, simples, aconchegante, também estava toda enfeitada de coelhinhos e ovos de páscoa. Lá existe o Parque do Caracol, que recomendo, pois, é muito bonito, cheio de trilhas, tem um observatório com uma visão panorâmica do parque e da cachoeira. Lindo.

fig3mCanela

fig3eParque do Caracol

Saindo de Canela rumo a Gramado, você passará por dois atrativos: o Pinheiro Grosso, árvore centenária, e o Parque Terra Mágica Florybal, um parque de aventuras.

Visitamos apenas o Pinheiro Grosso, porque amo árvores centenárias, a energia que dá quando abraçamos uma raridade dessas é indescritível. Agora o parque pareceu-me ser bem interessante, pois, estava lotado de famílias. Demos apenas uma paradinha para fotos com os bonecos gigantes..rsrs.

fig3lPinheiro Grosso & Parque Terra Mágica Florybal

Outro arredor que conhecemos foi Nova Petrópolis, muito graciosa a cidade, mais movimentada do que Canela, tem um jardim florido na praça central lindo. Além disso, eles fizeram no próprio jardim um labirinto, onde o coelho da páscoa deve ser encontrado, muito divertido. Os pequenos adoravam (e nós também, claro…rs).

fig3bNova Petrópolis

Agora voltando para as dicas de Gramado, não deixem de visitar o Lago Negro, fica pertinho do hotel Alpestre, indico o comecinho do entardecer, onde o sol não está tão forte, nem a noite fria, fica na temperatura ideal.

Dar a volta no lago é muito bom, cheio de belas árvores, tem pedalinho para quem gosta e é uma ótima pedida para fechar o dia e depois voltar para o hotel e se preparar para sair à noite.

fig3jLago Negro

Você não pode deixar de conhecer o Mini Mundo, um parque de miniaturas de lugares da cidade, filmes, desenhos e um mundo de fantasia. Fica cheio, vá sem pressa e com disposição para ver todas as mini esculturas que tem lá. Imperdível.

fig3cMini Mundo

Três lugares que os rapazes vão adorar conhecer são: Hollywood Dream Cars, Harley Motor Show- Museu de Motos e Super Carros.

Máquinas perfeitas! Lindas! E, o melhor, dá até para dirigir umas belezinhas dessas como: Ferrari F360 F1, Camaro SS, Dodge, Lamborghini, claro, que, pagando um precinho à altura desse pequeno mimo 🙂

Eu só apreciei mesmo às máquinas e fiquei bem satisfeita porque os ingressos para visitar já são salgados. Mas, vale a pena conhecer.

fig3dHollywood Dream Cars, Harley Motor Show- Museu de Motos e Super Carros.

Fechando as dicas, recomendo a visita ao Dreamland Museu de Cera, uma paradinha no mirante para admirar o Vale do Quilombo e a Rua Coberta (bem no centro de Gramado). O museu tem algumas personalidades famosas e é bem divertido, fica pertinho daquele local dos carros mencionados acima.

fig3hMuseu de Cera

 fig3fMirante Vista do Quilombo

fig3gRua Coberta

– Eventos Imperdíveis:
Como eu disse fui no período da Páscoa e foi maravilhoso. Alguns colegas foram no final do ano, em dezembro, e aproveitaram a cidade preparada para o Natal, e, como era de se esperar, ficaram maravilhados também.

Nos sites abaixo vocês podem obter mais detalhes sobre os eventos. Mas, uma cidade tão acolhedora e bem cuidada como Gramado, acho que todo dia é uma época excelente, porque o lugar compensa.
– Sites para conhecer um pouco mais de Gramado:

http://www.chocolatelugano.com.br/
http://www.gramado.rs.gov.br/
http://kl.chagdud.org/
http://www.parquedopinheirogrosso.com.br/
http://www.canelaturismo.com.br/
http://www.lavandasgramado.com.br/
http://www.museudeceradreamland.com.br/
http://www.harleymotorshow.com.br/
http://www.supercarros.cc/
http://www.novapetropolis.rs.gov.br/home.php
http://www.minimundo.com.br/minimundo/

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *