Leituras que indico

Dicas de leitura: A menina que roubava livros.

a_menina_que_roubava_livros

O drama é um gênero que me fascina de leitura e filme. Esse me fez chorar diversas vezes, tanto o filme quanto o livro – que conheci primeiro.

Fiquei apaixonada por essa pequena garotinha, de cachos loiros, com pele alva, chamada Liesel, a minha vontade era de dormir abraçada com o livro, como se com isto, eu pudesse abraça-la e conforta-la sobre a falta que sentia de sua mãe, seu irmão e sua vida antes de ser adotada pelos Hubermann.

A história se passa durante a Segunda Guerra Mundial, no holocausto, com Hittler perseguindo e exterminando todos os judeus. (Eu tenho uma aversão profunda por este ditador!!)

Liesel é levada por sua mãe (judia) para ser adotada pelos Hubermann, a menina se vê sozinha, desamparada, na casa de desconhecidos e obrigada a chamá-los de “papai” e “mamãe” – sem ao menos compreender a razão disso. Ela, que até então, não sabia ler, aprende com seu novo pai a dominar o mundo das letras – logo assim que ele a vê com o seu primeiro livro roubado e percebe que ela não consegue ler absolutamente nada.

A narradora da história é uma personagem famosa de toda e qualquer guerra, a Morte. E, se até ela se apiedou e evitou o tanto quanto pode levar Liesel consigo, por ser tão meiga e encantadora, o que dirá nós, meros leitores.

Você irá se apaixonar por esse livro. Prepare a caixinha de lenços, porque as lágrimas são inevitáveis.

Eu gosto de ler o livro e depois ver o filme, que geralmente me decepciona. Entretanto, pela primeira vez, nesse caso foi diferente, no filme Liesel era exatamente como a desenhei em minha mente durante a leitura e o roteiro do filme foi fiel a narrativa do livro.

O que levo desse livro é a certeza de que através da leitura podemos transcender qualquer situação ruim na qual estejamos passando, pelo menos, enquanto estivermos lendo conseguiremos nos deslocar da dor, da decepção, das melancolias da vida. E, muitas vezes, isso nos dará forças para enfrentar a vida de forma mais positiva e confiante.

Além disso, um livro pode ser uma companhia muito melhor do que algumas pessoas superficiais e vazias que encontramos por aí.

Recomendo muitíssimo!

Boa leitura.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *