
Lisboa: uma cidade encantadora.
Ano passado eu e meu marido tiramos um período sabático com o intuito de atingir alguns objetivos profissionais e pessoais. Dentre estes, estava o de conhecer alguns lugares da Europa.
Uma das capitais do nosso roteiro foi Lisboa. Por ele ter morado lá anos atrás, quis voltar para rever como estava o bairro em que morou e estudou.
Das cidades que passamos, a mais encantadora foi, sem dúvida, Lisboa.
Um lugar lindo, com belas paisagens, um conceito de mobilidade digno de inspiração para o nosso Brasil, pessoas cordiais e educadas, jardins tão belos e bem cuidados que ficávamos horas apreciando sem perceber o passar do tempo, construções antigas harmoniosamente em conjunto com arquiteturas modernas, uma gastronomia impecável e os bondes que me deixaram completamente apaixonada.
Bom, vou procurar descrever a seguir os pontos que mais curtimos por lá para você ir conhecer também.
– Onde se hospedar:
Nos hospedamos no centro da cidade, no Ibis Centro Saldanha, fica bem próximo à estação de metrô e a diversas opções de ônibus. O atendimento é excelente. O café da manhã magnífico, todos os dias tinha pastéis de nata divinos, a simpatia dos funcionários é cativante. E o restaurante oferece poucas, mas deliciosas opções no jantar – caso você não queria sair do hotel para comer recomendo ficar por lá.
Dica de prato: o bacalhau a nata, de comer rezando de tão maravilhoso!
– Dica de transporte:
Chegamos ao aeroporto de Lisboa e fomos de metrô para o hotel a pé mesmo porque fica bem próximo. Mas, se as suas malas estiverem muito pesadas vale a pena ir de táxi da estação do metrô até o hotel (mesmo sendo super rápido). Do aeroporto também é possível ir de táxi para o hotel em que ficamos, mas o custo sairia muito acima por isso optamos pelo metrô.
Para conhecer a cidade sempre optamos por fazer a maior parte do roteiro a pé, pois, assim conhecemos e reparamos mais nos detalhes do lugar. Do hotel em que ficamos até a Praça de Marquês do Pombal, onde se encontra a maior parte da opção de ônibus, leva no máximo uns 20min de caminhada. E de lá você encontra opções para ir às estações de trem (que lá é chamada de comboio), passa pela estação do metrô e também pelo bonde. Enfim, as opções de transporte público em Lisboa são variadas, pontuais, organizadas e com preço justo para o serviço que é oferecido.
Não utilizamos táxi nenhuma vez se quer porque não havia necessidade.


– O que visitar:
Nossa muita coisa!!! Recomendo que fique no mínimo uma semana, porque menos do que isso será complicado selecionar o que visitar.
A Praça do Comércio.
No coração do centro, local com várias opções de restaurante, lojas de roupa, calçado, tem o VLT que é muito bacana de passear levando aos pontos mais distantes.
Tem uma parte beirando o mar que é uma ótima pedida para pegar um sol de fim de tarde. Geralmente, os eventos grandes que estão ocorrendo na cidade são localizados por ali, quando fomos estava tendo o Champions Festival do campeonato de futebol europeu (UEFA).
Ali você vai encontrar uns quiosques que vende a famosa ginja, um licor de cereja, normalmente, bebido como aperitivo no final da tarde e depois do almoço. É simplesmente delicioso, opte por beber nos copinhos de chocolate (fica muito melhor).
E quando der aquela saudade do feijão com arroz e bife, procure por ali nas ruas paralelas dessa praça (sentido Castelo de São Jorge) um restaurante que tem a propaganda “Comida brasileira” – quando visitamos ele era o único que tinha esse anúncio – só não me recordo o nome do lugar, mas ao entrar descíamos umas escadas para chegar às mesas. A comida é muito boa, preço super em conta e a carta de vinhos espetacular. O atendimento é excelente, com a típica cordialidade portuguesa.

Castelo de São Jorge.
Eu tinha dois lugares específicos para conhecer em Portugal: esse castelo e Óbidos (que infelizmente não conseguimos ir devido ao tempo chuvoso). Minha dica para chegar ao Castelo é ir antes do almoço para ter tempo de conhecer cada pedacinho dele com calma e depois almoçar apreciando o que mais me encantou naquele lugar: a vista de Lisboa.
Vale muito a pena conhecê-lo.

Legítimo Pastel de Belém.
Sabe os famosos “pasteizinhos de Belém”? Pois bem, você pre-ci-sa experimentar os verdadeiros, que só se encontram lá em Belém, né?
Super fácil de chegar de ônibus a partir da Praça do Comércio.
Vá e coma sem culpa, eles são tão deliciosos, quentinhos, fresquinhos, e por mais que eu escreva nenhuma palavra será capaz de explicar a sensação e o sabor desses doces. Só experimentando mesmo.

Torre de Belém.
Local muito agradável de passear a tarde. Só fiquem atentos para o horário, lá fecha às 17hs se não me falhe a memória, então é bom chegar umas 2h antes para conhecer o local. Fica bem perto da loja dos pastéis de Belém, então sugiro que você depois do descanso do almoço vá conhecer a Torre e, em seguida, saboreie um delicioso pastelzinho no café da tarde. Ah! E não se esqueçam de visitar o mosteiro que tem ali perto e os jardins, são lindos demais.

Cascais.
Vontade de comprar uma casinha e ficar por lá para sempre. Que lugar mais aconchegante, lindo e tranquilo.
A única parte ruim de visitar Cascais é a hora de vir embora, porque não dá vontade de voltar.

Por aí em Lisboa.
Como já disse, fiquei encantada com a beleza dessa cidade. O passeio a pé era uma forma de apreciar cada detalhe, da arquitetura, as flores do jardim. Uma curiosidade: meu marido quis reviver a nostalgia dos tempos lisboeta e procurou um prato típico de lá, os caracóis, geralmente, servido em bares populares como petisco. Eu não curti, mas ele garante que é delicioso, fica a dica para os curiosos.

– Imperdível:
Esse lugar você não pode deixar de conhecer, porque ele é simplesmente magnífico!
O Oceanário de Lisboa!
Você se sente um verdadeiro peixe dentro desse lugar, são três andares de muito bem planejados. Vá e aproveite cada cantinho, conheça os animais por ângulos que dificilmente conseguiríamos ver normalmente.
É muito legal.

Espero que tenham gostado das dicas e que visitem Lisboa porque é um lugar que vale (muito) a pena!
Boa viagem!
Relacionado
Você pode gostar

Tentar ser feliz ou Insistir na tristeza?
6 de maio de 2013
Nós não estamos estressadas, nós estamos cansadas.
6 de dezembro de 2020
Um comentário
luizshigunov
Realmente, Lisboa é encantadora! Muita história para contar e sem o problema da língua diferente. Vale muito a pena conhecer. As pessoas são simpáticas e nesses tempos de crise os preços por lá estão muito bons 🙂