Falando de saúde, bem-estar e beleza – Cuidados com a alimentação durante o verão.

sucos

Por Aline Gomes, nutricionista.

O verão está chegando. E o que acontece? A maioria das pessoas corre para a academia objetivando ficar “sarada “ e “causar” nas praias durante todo esse período.

E, como consequência disto, os hábitos alimentares e o comportamento acabam sendo alterados. O organismo desidrata, pois em altas temperaturas ocorre perda de água e de sais minerais – devido ao mecanismo de resfriamento do corpo, por meio da transpiração.

Além disso, esquecem de um detalhe que é de extrema importância: a própria SAÚDE.

Muitos consideram praticar atividade física para obtenção de resultados imediatos e visíveis. Porém, não se preocupam com a alimentação adequada. Para que tais resultados sejam obtidos de forma correta, há a necessidade de que a prática de exercícios físicos esteja associada a uma alimentação saudável.

Devido às altas temperaturas, o desenvolvimento de bactérias, em alimentos incorretamente conservados, armazenados e manipulados, é favorecido e a ausência da higienização adequada resulta em infecções alimentares.

Devemos evitar o consumo de maionese, molhos prontos para o consumo (industrializados), queijos com alto teor de gordura saturada, frituras, excessos de sal, açúcar, excesso de bebidas alcoólicas, que colaboram com a desidratação e tem rápida absorção, favorecendo o acúmulo de gordura no organismo, principalmente a abdominal, sabiam? E durante esse período ainda ocorre a diminuição do metabolismo.

Portanto, nessa época do ano, é bom optarmos por alimentos mais leves como as verduras, os legumes e as frutas, que são excelentes fontes de minerais e vitaminas, além das fibras que auxiliam na redução do colesterol, entre outros benefícios. Consuma carnes brancas e cortes magros na forma de cozidos, grelhados ou assados. Além de uma alimentação com baixa caloria, a higienização correta dos alimentos deve ser feita, a ingestão hídrica elevada, ou seja, mais de dois litros de água diariamente, incluindo sucos, refrescos, água de coco, chás. Dê preferência a saladas cruas temperadas com azeite de oliva extra virgem, limão ou ervas como a salsa e o manjericão.

E que tal um suco rico em vitaminais e minerais que ajuda na digestão? Gostaram da ideia? Então, vamos a receita de hoje:

Suco de Beterraba, Laranja e Gengibre.

Ingredientes:

4 laranjas + 1 beterraba + 1 pedaço pequeno de gengibre + 1 xícara de chá de água

Modo de Preparo:

  • Retire o suco das laranjas.
  • Rale a beterraba.
  • Coloque a beterraba ralada no liquidificador junto com o gengibre e a água.
  • Bata tudo.
  • Peneire e misture ao suco de laranja.
  • Obs.: Não é preciso adicional açúcar e nenhum correspondente porque a laranja e a beterraba já são doces.

Espero que façam e aprovem.

Vamos aproveitar o verão sem esquecer de ingerir muita água e curtir de forma consciente.

2 comentários

  1. Felipe Sampaio

    Muito bom! O verão é a armadilha dos preguiçosos que pensam em ter um corpo sarado tão rápido quando a velocidade da luz. Só beber água que tem me dado trabalho.. eu não curto! rss

  2. Vou experimentar esse suco. Parece bom. A cor já imagino que vai ser diferente por conta da beterraba.

    No verão eu redobro os cuidados com a alimentação na rua porque não tenho um sistema digestivo forte. Qualquer dúvida eu não como.

E então, gostou? Me diga aqui no comentário.

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