Falando de saúde, bem-estar e beleza – Chegando à terceira idade com o corpo em forma.

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Por Carlos Souza, fisioterapeuta e especialista em geriatria.

Como já mencionei em outros textos, a prática de atividades físicas na terceira idade é altamente recomendada e ajuda a retardar os efeitos do envelhecimento natura – salvo em situações que haja algum problema de saúde ou restrição.

Então, se você estiver parado, espero que após a leitura desse texto se anime e comece a se movimentar melhorando sua qualidade de vida.

Levar uma vida saudável implica basicamente em manter uma alimentação balanceada e praticar atividade física regularmente. Simples não? Mas, poucos seguem essa rotina. E à medida que vamos envelhecendo nosso corpo perde agilidade, flexibilidade e força. Os ossos vão enfraquecendo e simples caminhadas podem se tornar atividades dolorosas. Por isso, exercitar-se é muito importante nesse período. Porque não apenas ajuda a fortalecer a musculatura, melhora a qualidade e a expectativa de vida também.

O envelhecimento nada mais é do que um mecanismo natural, comum a todos os seres vivos. E esse conjunto de alterações provoca dificuldade na capacidade de locomoção, propiciando o aumento de acidentes na realização de atividades simples do cotidiano. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, cerca de 5% de quedas que acometem os idosos levam a fraturas, sendo que as mulheres se acidentam mais que os homens.

Viram? Por essas razões que a atividade física se faz fundamental ao nosso dia-a-dia porque garante a manutenção efetiva do organismo e ainda resgata o bem estar e a qualidade de vida. Contribuindo para um envelhecimento bem sucedido, amenizando os efeitos mais severos dessa fase da vida.

Contudo, alguns cuidados são indispensáveis antes de um idoso iniciar alguma atividade física. É necessário consultar um médico geriatra a fim de que seja realizada uma avaliação clínica de seu estado de saúde e de sua capacidade física. Depois de liberado para iniciar uma atividade física por seu médico, o idoso deve buscar orientações de um educador físico para diminuir os riscos de lesões e adequar a ele um programa de treino que respeite suas limitações bem como a encontrar uma modalidade que melhor se enquadre em suas preferências e ao seu perfil.

Concluindo, movimentar-se é imprescindível para se alcançar a terceira idade com saúde e qualidade de vida.

Movimente-se.

Até mais.

Um comentário

  1. Janyr Souza

    Envelhecer com saúde é saber amar a si mesmo e aos que nos amam. Sedentarismo é coisa do passado e viver é tão bom! Mas, viver com saúde é maravilhoso.Vale procurar seguir essas dicas.

E então, gostou? Me diga aqui no comentário.

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