Falando de saúde, bem-estar e beleza – A importância da prática de exercícios físicos para os idosos.

Por Carlos Souza, fisioterapeuta e especialista em geriatria.

O envelhecimento é um processo que, do ponto de vista fisiológico, não ocorre necessariamente de forma paralela ao avanço da idade cronológica.

A regularidade da prática de exercício físico exerce efeito positivo na preservação da massa óssea. Entretanto, ela não deve ser considerada como uma substituta da terapia de reposição hormonal. A associação entre tratamento medicamentoso e atividade física é uma ótima maneira de prevenir fraturas.

A atividade física regular melhora a força, a massa muscular e a flexibilidade articular notada em indivíduos acima de 50 anos.

O treino do idoso (a capacidade de adaptação fisiológica ao exercício) não difere de indivíduos mais jovens. Isto porque a atividade física é um excelente instrumento de saúde em qualquer faixa etária, em especial no idoso, propiciando várias adaptações

  • fisiológicas e psicológicas, tais como:
  • benefícios circulatórios;
  • aumento da massa muscular;
  • melhor controle da glicemia;
  • melhora do perfil lipídico;
  • redução do peso corporal; e
  • melhor controle da pressão arterial.

Além disso, a prática de exercícios diária melhora a qualidade e expectativa de vida do idoso. Um programa de atividade física para o idoso deve ser precedido de uma avaliação médica e também contemplar os diferentes componentes da aptidão física, incluindo exercícios aeróbicos, de força muscular, de flexibilidade e de equilíbrio.

Observando a imagem deste texto acima, podemos compreender melhor a importância da atividade física para se ter um envelhecimento com melhor qualidade.

Cuide de quem sempre cuidou de você. E busque um envelhecimento sadio e aproveite essa fase da sua vida sem grandes dificuldades.

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Até a próxima.

 

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