Dia Internacional da Mulher – Destaque-se da multidão e adquira uma carreira sem data de validade – Técnicas de Marketing Pessoal.

Destaque-se da multidão e adquira uma carreira sem data de validade

Ao aceitar o convite da Caroll (a quem carinhosamente nomino de “Carolzinha”), aceitei também um desafio: escrever para o universo feminino e numa semana para lá de especial – simplesmente, a INTERNACIONAL DA MULHER! Até aí, tarefa fácil! Passo seguinte: o que escrever de forma a agregar valor e, por que não, fazer a diferença e impactar a vida de milhares delas?

Foi aí que cheguei num dos meus temas preferidos, e, muitíssimo em breve, minha área de atuação (aguardem a novidade): Marca e Marketing pessoal!!

Sempre – ainda que instintivamente – me interessei sobre o tema, mesmo sem saber do seu nome pomposo (Marca e Marketing Pessoal)! Rs

Para muitos, o tema ainda é relacionado à moda e imagem. Ponto! Nada mais!

O marketing pessoal tem um espectro muito maior – o que, ao meu ver – faz dele algo ainda mais fascinante (ao menos para essa que vos fala)!

Basicamente, o marketing pessoal é fundamental para o sucesso de tudo na vida, independente da forma como você o utiliza (consciente ou inconscientemente).

Importante ter em mente que o marketing pessoal precisa ser sutil, praticado de modo discreto, sem arrogância e de maneira subliminar.

O ideal – e também o objetivo – é conseguir fazer com que os outros falem bem de você espontaneamente.

Por esse motivo, o marketing pessoal (forma pela qual você se divulga) vem ganhando tanta importância no mercado de trabalho nos dias atuais, sobretudo em meio à crise pela qual o nosso país enfrenta. Chega de firulas, direto ao ponto! Espero que gostem…

Dicas essenciais para um bom marketing pessoal:

  1. Seja humilde – Todos nós sabemos (ao menos deveríamos, rs) que a humildade é uma característica de grande valor. Seja humilde para reconhecer seus erros, suas deficiências e também nos momentos de sucesso. Humildade gera respeito!
  2. Seja inovadora e criativa – Inovação consiste em ofertar algo do zero, que nunca foi feito, por outro lado, criativo trata-se de fornecer algo que já é prestado, apenas de maneira diferenciada. Conseguir integrar inovação e criatividade à sua marca, com certeza, fará de você uma profissional diferenciada.
  3. Tenha uma boa postura profissional – Aqui vale aquela velha máxima: “a primeira impressão é a que fica”. Por isso, a mulher que deseja conquistar uma boa imagem no mercado de trabalho, deve adquirir uma boa postura profissional (para dentro e fora do horário de trabalho). A mulher deve desenvolver sempre da melhor forma o seu trabalho. Lembre-se: a maneira como vc faz qualquer coisa, é como vc faz tudo!
  4. Mantenha uma boa aparência – vista-se coerentemente com a imagem que deseja transmitir! Aqui entram os valores, sua missão de vida, tais requisitos devem conversar e se conectar com a forma através da qual você se apresenta ao mundo, sobretudo, ao mercado de trabalho. Consistência e coerência devem ser o seu norte neste quesito. Minhas roupas devem refletir quem eu sou! Simples assim.
  5. Tenha uma boa comunicação – a forma pela qual nos comunicamos – seja ela verbal ou não – demonstra praticamente tudo sobre nós. Se você é uma profissional que está em constante desenvolvimento na carreira, sabe que precisa estar em constante capacitação, principalmente, se deseja se destacar no mercado de trabalho. Por isso, invista em sua capacidade de comunicação (oratória). Torne-se capaz de transparecer suas ideias de forma natural e, sobretudo, aprenda a captar a atenção do ouvinte. É preciso se expressar elegante e cordialmente através de diálogos com bom nível de profissionalismo.
  6. Seja pontual SEMPRE – Aqui uma máxima define e deve ser pautada como norte: “5 minutos mais cedo é pontual. No horário, você está atrasada. Atrasado… inaceitável”. Simples e sem delongas.
  7. Vá em busca da construção de sua marca pessoal. É ilusão a mulher acreditar que já nasceu pronta.

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É preciso ir em busca de sua missão (propósito de vida), seus valores (pautam suas decisões), para sedimentar sua marca pessoal. Importante pontuar, que uma marca pessoal eficaz vai retratar um sentimento de credibilidade e despertar a lealdade do cliente.

Com os ingredientes acima e sua conscientização, o marketing pessoal irá catapultar a sua marca pessoal promovendo o seu destaque da multidão.

Termino este artigo, agradecendo a minha amiga Carol Souza pela oportunidade, e, coloco-me inteiramente à disposição daqueles que desejam se aprofundar sobre o tema. Fiquem à vontade para me adicionar e conversar comigo pelo Facebook (Perfil: Tatiana Pêgo). Quem me conhece sabe que é algo que pouco gosto de fazer (#sqn) – interagir com pessoas e fazer novas amizades!

Somos aquilo que pensamos! Somos incríveis! Bora divulgar nosso valor para o mundo?! Quem vem comigo?!

Feliz Dia!

Vamos juntas e ao topo!

Com carinho.


fotoDescricaoTati

Para conhecer um pouco mais da nossa convidada, acesse:

https://tatianapego.wordpress.com/

 

4 comentários

  1. VIvi

    Mto bom!

  2. Gostei das dicas 🙂

  3. Eduardo Homem

    Tatiana Pego, que maravilha ler este texto. Não li como amigo, o fiz com um olhar mais técnico daquilo que aprendi na Uerj, FGV e Estácio, está última local aonde pude exercitar e partilhar o Marketing Pessoal. Mas voltando ao seu texto, sim o tema é muito mais que apenas moda e marca. Recentemente em um curso de gestão, dediquei uma aula ao tema. Parabéns por suas nobres palavras e muito sucesso. Prof. Eduardo Homem

  4. Eduardo Homem

    Por favor, edite o meu comentário. Não é está última e sim esta última. Grato.

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