Autoconfiança para seguir em frente.

www.conversasinteligentes.com.br

Conhecem essa música?

Nunca deixe que lhe digam
Que não vale a pena acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém…

Pois bem, quis iniciar com esse trecho porque eu aprecio demais essa letra e acho que ela é um mantra de autoconfiança, onde todos deveriam falar para si mesmo todos os dias.

Eu vejo muitas pessoas se renderem ao desânimo, a procrastinação, ao “deixa para amanhã”; empurrando com a barriga seus sonhos, seus projetos, suas vidas devido a falta de confiança em si mesmo. Os casos que me deixam mais triste são aqueles onde vejo os jovens – tão imediatistas e impacientes – se entregarem ao primeiro obstáculo que aparece em seu caminho.

Ao me deparar com situações assim eu tenho muita vontade de lhes perguntar: “O que você ganha abrindo mão do seu sonho?

Fico impressionada como podem se entregar tão facilmente ao desânimo: uma oportunidade de emprego que não saiu, um e-mail que não foi respondido, um amor mal correspondido, um feedback negativo do chefe, uma negativa da mãe, uma matéria mais difícil na faculdade, um aperto financeiro, parece que tudo é um tremendo ponto final em suas ambições; que não há jeito para nada e desistir é a única opção.

E assim, de desistência em desistência, passam-se os anos e eles vão colecionando frustrações. Por que meu Deus? O que eles ganham fazendo isso? Mais frustração, mais descrença em si, mais baixa estima e mais dificuldade em sua caminhada.

As pessoas mais velhas desistem de orientar, as jovens que lutam pelo que querem se afastam, e ao lado deles, só caminham pessoas tão inseguras e frustradas quanto eles.

Sinceramente, lembro-me de todas as dificuldades que passei (e ainda enfrento) e vejo que não é fácil manter-me esperançosa, animada, otimista e confiante que conquistarei os meus sonhos, porém, eles também não sairão da esfera dos sonhos se eu desistir deles. Portanto, tenho duas opções: persistir ou desistir. A segunda não considero porque se eu quero, eu luto, eu busco até conquistar.

E você? Qual opção escolherá?

Luz & Sabedoria na caminhada.

2 comentários

  1. Luiz Shigunov

    É uma linda música mesmo!

    Não podemos desistir tão fácil. É preciso insistir um pouco. As dificuldades fazem parte do processo e precisam ser encaradas e superadas.

  2. Alessandra

    Excelente texto! Amei! Perseverança sempre!

E então, gostou? Me diga aqui no comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *