Conversas sobre as dores da alma

O desafio de dizer NÃO.

 

Me responda rápido, sem pensar muito, quando foi o último NÃO que você falou para alguém? Ontem? Hoje de manhã? Não faz a menor ideia? Nunca!?

Opa! Se a sua resposta foi uma das duas últimas, cuidado, você está dizendo não todo o dia, só que não é para os outros, é para você!

Conheço pessoas que possuem extrema e genuína dificuldade de falar Não quando lhe pedem alguma coisa, principalmente, para Mãe, Pai, Filho(a), Avó(ô), Chefe, Amigo(a), enfim, pessoas próximas. Você conhece alguém assim?

Faz algum tempo que foquei minha atenção e análise para esses casos entre as pessoas com quem convivo no dia-a-dia. E, conversando com elas, o que ouvi da maioria, é que enfrentam grande dificuldade em superar a sensação de estar negando atenção ou carinho a quem lhe fez algum pedido. O curioso é que essas pessoas demoram a perceber que todo SIM dito ao outro corresponde, imediatamente, a um NÃO dito para si mesmas.

Então, pense bem antes de responder Sim por aí para não se arrepender depois.

Dizer ‘Não’ deve ser tão natural quanto dizer ‘Sim’, somos todos feitos de escolhas, que geram renúncias, e, assim, construímos as nossas vidas.

Para você que tem extrema dificuldade em falar ‘Não’ comece por algo mais fácil: um ‘talvez’, ‘vamos ver’, ‘vou pensar’,’ deixa eu ver melhor’, enfim, respostas não tão claras e nem diretas mas que podem lhe ajudar a caminhar entre o percurso do ‘Não’ ao ‘Sim’ de maneira mais leve e natural.

Experimente.

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *