#PPS – O terceiro trimestre

 

Oi Gente,

Hoje vim contar como foi a experiência do terceiro trimestre para vocês.

A primeira mudança que percebemos foi no sono, totalmente instável, parece que muda a cada semana! Haja paciência!!

O sono não é mais de 6 e 7 horas seguidas! Agora parece que acorda a cada 3, 4 horas e com a boca no trombone. A Introdução Alimentar foi feita sem traumas, mas a ingestão de proteínas aqui não foi fácil. Talvez se deva ao fato de que eu como pouca carne e isso acabou refletindo no hábito dela também.

Os seis meses foram bem impactantes porque a rotina muda muito, depois nos sete parece que havia chegado a uma nova rotina, mas que nada, mudou de novo com oito e com nove ainda mais.

Aqui em casa não estimulamos a assistir TV, em uma viagem descobri um canal “BabyTV’, onde passa uns desenhos bem fofinhos e na linguagem própria dos bebes. Então, passei a deixar ela assistir 15min por dia após o almoço. Mas assistimos interagindo com ela porque se deixar sozinha ela perde o interesse e brinca com outra coisa.

A alimentação não teve papinha é tudo amassado com o garfo apenas, sem liquidificador, sem peneira, apenas processamos a carne para ficar pequena. Não usamos sal, óleo de soja e açúcar de jeito nenhum. Leite de vaca também não.

Optamos por dar farinha integral, de linhaça, coco e aveia sempre. Usamos nos purês de frutas e também na comidinha.

Descobri que o inhame é um grande trunfo para dar consistência a todos os purês e cremes. Ela adora! Fazemos com abacate, manga, tomate, cenoura, banana, maçã e sempre é bem aceito.

Investimos em orgânicos para garantir menos toxicidade na alimentação dela. É um pouco mais caro, mas vemos como investimento em saúde.

Água é de lei! Todo dia ao acordar e o dia inteiro, ela aceita muito bem porque me vê bebendo o tempo todo, então, fica a dica: seja exemplo para tudo, inclusive para a alimentação.

Com o engatinhar passamos a não ter que dar colo para tudo, mas é bem cansativo ficar correndo atrás pela casa toda. Enfim, faz parte do processo evolutivo e é muito bacana ver a evolução desse pequeno serzinho =)

Sucos também damos apenas direto da fruta e quantidade pouca 60ml assim como de água de coco. Pão caseiro também é uma ótima pedida.

Com nove meses ela desmamou naturalmente, com seis meses havia feito greve por três dias, então, segui a dica de uma amiga e ofereci o peito enquanto ela dormia. Resolveu. Ela voltou a mamar, mas como nove meses nem isso resolveu. Ela mordia o bico e não queria mamar. Respeitei a escolha dela e parei de insistir. Continuamos com o complemento noturno apenas. Durante o dia é alimentos sólidos mesmo.

Tirando o cansaço das noites mal dormidas, o que tenho para dizer é que esse trimestre foi bem cansativo mas com muitas novidades legais e gracinhas para todo o lado.

Ah! Voltamos a viajar e essas saídas da rotina impactam muito ela, portanto, passar uma semana fora é o limite e o retorno à casa requer o dobro de paciência para fazer a readaptação dela ao cronograma do cotidiano.

E aí como está sendo esse trimestre para vocês?

Beijos!

2 comentários

  1. Janyr Souza

    É interessante ver como ela vai crescendo saudável e dentro de todo o processo evolutivo da cada de mês que vai sendo concluído. Vocês estão de parabéns! Criança feliz e saudável torna a vida dos pais bem mais fácil e tranqüila.

  2. Luiz Shigunov

    Ver a evolução da Juju é muito bom. Perceber como ela aprende, como reage a determinada situação é muito interessante. Eu gosto.

    As gracinhas que ela faz são demais! A garganhada então nem se fala 🙂

    O caminho que escolhemos não é nada facil. Dá muito trabalho, mas espero que seja um investimento para o futuro.

E então, gostou? Me diga aqui no comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *