não me elogia
Conversas a dois

Ela queria que eu a elogiasse – e por que não fez?

Oi Gente,

Li essa frase “Ela queria que eu a elogiasse” nos termos de buscas que acabam chegando ao meu blog. Fiquei cismada porque o texto O Amor que não elogia continua no topo da lista dos textos mais lidos desde 2015!!!

Até escrevi uma continuidade dele, de tanto que recebo termos de buscas a falta de de elogios em relações amorosas.

Neste ano de pandemia, no mundo, estima-se que os pedidos de divórcios mais que dobraram. Na Rússia, no começo da pandemia ficou proibido pedir divórcio, pasmem! Aqui no Brasil, uma pesquisa demonstrou que o número do pedido de divórcio aumentou 54%! Uau!

Confesso que nem aqui em casa tivemos dias só de flores e comercial de margarina, nada disso. Embora eu e ele tenhamos prática em trabalhar remotamente há alguns anos, os finais de semana eram livres para viajar, jantar fora, passear, ir ao shopping, ir a uma exposição, passear e até mesmo ir ao mercado tranquilamente. Mas, com as medidas de distanciamento social tudo isso passou a não fazer parte da nossa rotina.

Então, houve sim momentos em que nos desentendemos, o que é bem natural. E por aí também foi assim?

A falta de elogio, geralmente, pode ser compreendida como uma queixa de alguém que não se sente valorizado, reconhecido e podemos ainda dizer percebido pelo outro. Em contrapartida, aquele que não pratica o elogio pode ser porque está tão absorto dentro dos próprios pensamentos e sentimentos que nem sequer nota o mundo e as pessoas ao seu redor. (ainda mais em tempos de pandemia)

Hoje eu queria que a gente pensasse por outro ângulo, então farei alguns questionamentos:

  • A pessoa que não elogia já elogiou você em algum momento da relação? (namoro, noivado etc)
  • A pessoa que não elogia tem o hábito de elogiar outras pessoas? (amigos, familiares, colegas, artistas etc)
  • A pessoa que não elogia costuma elogiar e reconhecer a si própria? (conquistas, aparência etc)
  • A pessoa que não elogia tem o hábito de ser elogiada por você que está se queixando?
  • A pessoa que não elogia cresceu em uma família que tinha o hábito do elogio? (mãe, pai, irmãos etc)
  • A pessoa que não elogia sente falta de ser elogiada? (no trabalho, em casa, pelos amigos etc)
  • A pessoa que não elogia sabe elogiar?

Percebam, no título quanto a pergunta que faço Ela queria que eu a elogiassee por que não fez? provoco esse/a leitor/a a pensar o motivo de não ter feito o que lhe foi solicitado.

Talvez não tenha feito porque nunca foi elogiado, não cresceu em uma família que tivesse esse costume, e, portanto, não tem consciência dessa necessidade básica a todo ser humano: o reconhecimento.

Sabe a famosa frase “Nem sabia que não sabia”, pois é, justamente disso que estou falando. A pessoa cresceu em um ambiente onde elogiar, reconhecer, perceber não era um costume, ninguém fazia isso ao seu redor e ele também não faz porque não aprendeu a fazer.

Será que “Ela” sujeito que queria receber elogio sabe desse histórico familiar dele? Talvez não.

Outro ponto a prestar atenção é se a pessoa que não elogia agora um dia chegou a elogiar? Durante a paquera, no namoro, no noivado, no comecinho do casamento/relação, será que essa pessoa costumava tecer elogios a outra?

  • Se sim, o que pode ter ocorrido na relação que fez com que esse hábito se perdesse?
  • Se não, por que raios agora ela teria que passar a fazer!?

Pessoal, sejamos mais práticos, ninguém nasce a partir do momento que começa uma relação amorosa. Todos nós nascemos muitos antes de conhecer a cara-metade, viemos de uma família cheia de defeitos e qualidades, manias, e, não zeramos e começamos do nada após nos comprometermos amorosamente com alguém.

Reconhecer e admitir esse passado familiar que é base da nossa personalidade é o primeiro passo para ter uma relação mais realista, menos utópica e mais autêntica: com você e com o outro.

Pensem nisso.

E me digam, para você, por que ele não elogiou se sabia que ela queria? Isso já aconteceu com você?

Tchau!

#vem2021

#vemvacina

#xocoronavirus

#xopandemia

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *