
Contra a descontinuidade do medicamento bussulfano pelo SUS.
O medicamento bussulfano é utilizado para transplante de medula óssea e, atualmente, fornecido pelo SUS.
Entretanto, a partir de julho deste ano, o (único) laboratório que realiza o fornecimento, Pierre Fabre, encerrará a prática no país porque a única fábrica que produz esse medicamento e é aprovada pela Anvisa encerrará as suas atividades no país. Com isso, será descontinuado o fornecimento deste medicamento ao SUS e, consequentemente, aos pacientes que necessitam da rede pública de saúde para realizarem o transplante.
Por isso, peço a você que colabore assinando esta petição, clique aqui para assinar.
A Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO) solicita ao Ministério da Saúde e a Anvisa, a garantia contra o desabastecimento do medicamento nos hospitais da rede pública.
A SBTMO estima que mais de dois mil procedimentos médicos podem não ser realizados devido a falta desse medicamento.
Estamos falando de VIDAS, de pessoas que DEPENDEM DO SUS para conseguirem realizar os procedimentos que salvarão suas vidas.
Muitos desses pacientes passam dois, três, quatro anos e até mais na fila de espera por um doador compatível de medula, então, quando finalmente conseguem não poderão realizar o transplante por falta desse medicamento. Isso é desumano!
Em 2020, eu me cadastrei no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), pois, acredito que o quadro de tamanha carência de doadores pode ser resolvida se cada pessoa que tem condições de saúde para se tornar doador o fizesse. Portanto, assim fiz com muita gratidão no coração de poder me voluntariar a contribuir com a vida de alguém.
Você pode fazer a diferença assinando a petição e pressionando o Governo. Assine, por favor.
Nós já estamos sofrendo tanto com a pandemia da Covid-19, mas as outras doenças não pararam de ceifar vidas.
Assegurar que o Governo Federal responda com uma medida que previna e garanta vidas é um dever cívico de cada um de nós.
Que a gente pratique mais a solidariedade em nosso dia a dia.
Relacionado

Bem-vindo 2021.
Você pode gostar

#PPS – Fechando o primeiro trimestre.
26 de julho de 2018
Nós não estamos estressadas, nós estamos cansadas.
6 de dezembro de 2020